top of page
Foto do escritorRaphael Fontes

5 profissões com mais oportunidades (empregos) na área de TI

Atualizado: 30 de jun. de 2022

Sabemos que o mercado de TI (tecnologia da informação) é um dos mais valorizados atualmente. Por ser um mercado amplo, é natural existirem múltiplas funções a serem exercidas na área de TI. A amplitude do mercado permite que a TI tenha diversos papeis e cargos. Nesse artigo irei apresentar as principais profissões para quem deseja adentrar nesse mercado e seguir uma carreira de sucesso. O intuito é descrever as profissões mais valorizadas e bem remuneradas atualmente.



Interessante ressaltar que as transformações no mundo dos negócios fizeram não só com que a demanda pelos profissionais de TI aumentassem, mas que eles também desempenhassem papéis mais importantes nas organizações. Pessoas ligadas às profissões de TI, deixaram de estar exclusivamente atrás dos computadores para assumirem a frente de equipes de comunicação e gestão de pessoas. Ou seja, além de oferecer mais vagas para os profissionais de TI, o mercado ainda permite que eles cresçam profissionalmente e construam planos de carreira mais sólidos e duradouros.


O avanço da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT) dentro das fábricas, as profissões ligadas à tecnologia da informação estão em franca valorização, expandido a quantidade de vagas disponíveis no mercado e a demanda por especialistas no setor. Chamadas de profissões do futuro, essas ocupações envolvem desde o desenvolvimento de soluções de inteligência artificial até a análise de dados.


Desenvolvimento de Software


Quando se fala de TI, automaticamente pensamos no desenvolvimento de sistemas e computadores. A profissão de desenvolvimento de software dentro do mercado de tecnologia é umas das, mas conhecidas, remuneradas e valorizadas desse mercado. Como uma das primeiras a surgir nesse mercado possibilitou a criação de outros nichos a partir desta profissão, como:

  • Desenvolvedores de aplicativos para dispositivos móveis

  • Desenvolvedor WEB (front end)

  • Desenvolvedor (back end)

  • UX – Experiencia do usuário

  • WebDesigner

Os desenvolvedores de software são responsáveis por criar sistemas, aplicativos, jogos, automações entre outros. São esses profissionais que criam soluções sistêmicas que ajudam nossa sociedade a avançar tecnologicamente.


Analista de Dados


Quando o assunto é dado ou informação, entre em cena a profissão de analista de dados. Toda a informação gerada pela atualização da internet, sistemas, aplicativos e etc.. É denominada de dado, dentro da tecnologia. Então cada clique de gostei ou página que acessou na internet é um dado armazenado no mundo digital. E cabe ao analista de dados, organizar, transformar, consultar e gerar análises estatísticas destes dados para que sejam utilizados da melhor maneira possível. Alguns dos profissionais que trabalham com dados são:

  • Administrador de banco de dados (DBA)

  • Cientista de Dados

  • Analista de Business Intelligence (BI)

  • Arquiteto de Dados

O motivo dos profissionais de dados começarem a ser tão valorizados ultimamente é que esses profissionais, deixaram de ser apenas armazenadores de dados e começaram a utilizar esse dado para ajudar empresas a aumentarem seu faturamento. Como é o caso do Facebook e Google que coletam os dados dos usuários e utilizam esses dados para indicar a vendedores o seu publico alvo. Como por exemplo, se eu pesquiso sobre jogos na internet, o google me manda anúncio de jogos.


Infraestrutura (Cloud Computing)


Os profissionais de infraestrutura sempre foram mais orientados ao hardware (parte física da tecnologia) são responsáveis por configurar os computadores, servidores e grandes estações de trabalho. O profissional de infraestrutura tem o objetivo de prover o equipamento necessário para que sistemas e pessoas possam trabalhar de forma performática.


Isso mudou bastante quando o conceito de máquina virtual começou a ser consolidado na área. Quando a infraestrutura para de ser apenas física e começou a ser virtual.


Atualmente essa área está sofrendo uma nova revolução com o Cloud computing que permite que a infraestrutura esteja em nuvem, facilitando o acesso aos recursos. Além disso existem também o conceito de infraestrutura como serviço que é um conceito que não iriei abordar aqui, para não alongar muito.


Analista de segurança da informação


Uma profissão que sempre existiu, mas que ganhou força com o aumento de dados trafegados e a nova legislação de proteção de dados pessoais (LGPD). É a profissão de segurança da informação, como o nome já diz o profissional é responsável pela segurança das informações da empresa, para que essas não sejam roubadas ou divulgadas por indivíduos maliciosos.


Toda organização precisa desse tipo de profissional, porém empresas como banco, seguradoras, entre outras, estão investindo alto nesses profissionais, pois quanto, mas tiverem informações “sensíveis”, mas necessário é termos esse profissional.


Analista de Produto/Projetos tecnológicos


Se você não se considera uma pessoa técnica ou não se vê em nenhuma dessas áreas. Existe a função de analista de produto/projetos que tem o papel de organizar e controlar as atividades do trabalho. É uma pessoa que precisa saber pelo menos conceitualmente outras funções tecnológicas, mas não entra tanto na parte técnica, sua principal responsabilidade é interagir com os clientes e usuários e organizar o projeto para alcançar alta performance. Pessoas comunicativas, sociáveis, criativas, influenciadoras e políticas são as que mais se adaptam a esta função.



Essas são as 5 principais profissões do ramo da tecnologia da informação. Pesquise afundo sobre cada uma e verifica qual se adapta, mas ao seu perfil. Antes que pergunte qual a função que tem a melhor remuneração. Não pense nisso agora, escolha a que mais se adapta a você, se você for bom no que faz e fizer o que gosta, será muito bem remunerado por isso. Os salários são muitos similares quando você é um especialista na função que escolher.

Com o avanço da tecnologia outros segmentos de atuação vão surgindo, para trabalhar com estas novas tecnologias é necessário que seja uma profissional que já atue em uma dessas profissões que dissertei sobre. Abaixo alguns dos segmentos que irão gerar muito emprego nos próximos 10 anos.

  • Gestor da tecnologia da informação

  • Engenheiro de Inteligência Artificial

  • Internet das coisas

  • Metaverso

  • Telecomunicações 5G

  • Perícia Cibernética




206 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page