Estava ouvindo o podcast #5minutes do Ricardo Vargas, (que é muito bom por sinal e pode ser acessado clicando aqui). Onde ele falava sobre “Por que é Tão Difícil Fazer Pessoas Inteligentes Trabalharem Juntas?”. E realmente existe uma grande dificuldade em liderar estes profissionais, mas quais iniciativas podem ser feitas para diminuir estes problemas? No artigo são expostas 5 dificuldades:
No artigo são expostas 5 dificuldades:
1. Ego (EgoTrip)
2. Individualismo
3. Supervalorização (Educação e Credenciais)
4. QI vs QE (Habilidades técnicas vs Hab. Interpessoal)
5. Excesso de Confiança
Queremos trabalhar com os melhores e mais inteligentes profissionais do mercado e, realmente as pessoas inteligentes normalmente têm estes 5 aspectos apresentados. E conviver em um ambiente, onde o ego e individualismo imperam é muito desgastante. Os profissionais se “digladiam” para mostrar quem é o melhor, disputam quem tem as melhores certificações e educação e se perdem no excesso de confiança. Realmente é um ambiente hostil para qualquer novo profissional que adentra na equipe.
Como podemos melhorar?
Acredito que este tipo de cultura pode ser mudando e, estou expondo algumas iniciativas que utilizei para melhorar o ambiente, não que seja o único jeito, mas foi uma maneira de resolver a situação no meu caso.
Confesso que a mudança só foi possível através de muitas reuniões individuais, em grupo e palestras para conscientizar a importância da colaboração e respeito. Mas apenas palavras e apresentações motivacionais não perduram por muito tempo. Precisamos implementar uma nova filosofia e seguir um framework que irá auxiliar o novo estilo de trabalho no dia a dia.
Nesse aspecto acredito que a metodologia ágil ajudou a impulsionar este resultado. Pois no ágil é pregado alguns valores como: colaboração, respeito e abertura, estes valores já mudam o posicionamento da equipe, alinhado a uma estratégia muito boa que também tirei da metodologia ágil, que é, chamar a equipe de “equipe” ou se preferir “time”, “equipe de desenvolvimento”, “time scrum” e etc. Deste modo cada colaborador deixa de ter seu cargo e passa ter um papel dentro da equipe que só pode alcançar o melhor resultado com ajuda do outro. Assim, o ego e individualismo diminuem pois o líder entrelaça os papeis para que cada colaborador precise de auxílio do outro para conseguir alcançar seu objetivo. E quando precisamos de outras pessoas, nos tornamos mais suscetíveis quando alguém precisa de nós. É claro que foi necessário um trabalho diário e adaptação ao longo do tempo. Mas hoje podemos desfrutar de ambiente harmonioso e colaborativo.
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