top of page
Foto do escritorRaphael Fontes

Como gerenciar portifólio LEAN com o SAFe

O SAFe apresenta uma nova forma de abordar a gestão de portifólio que está preparada para acompanhar as inovações digitais e a volatidade da economia global. Esses fatores pressionam as organizações a trabalharem com um grau mais alto de incertezas, mas os critérios do SAFe permitem fornecer soluções inovadoras com muito mais rapidez.

Você está preparado para a prova do SAFe? Teste seu conhecimento, faça o simulado é grátis.

Na maioria dos diálogos sobre estratégias, os executivos acabam falando sobre coisas totalmente diferentes porquê… ninguém sabe exatamente o significado de visão e estratégia, e as pessoas nunca chegam a um acordo sobre o posicionamento certo de cada um desses temas.
Geoffrey More

Estratégia e Investimento


Portifólio SAFe


O SAFe trata o portfólio como cadeias de valor de desenvolvimento, a cadeia de valor é responsável por criar, apoiar e manter soluções, estas, são fornecidas aos clientes dentro de fora da organização. O portifólio apoias as cadeias de valor e estas entregam soluções pelo Agile Release Train.


Portifólio Vision


Para definir um portfólio que seja claro para todos, utiliza-se o canvas de portifólio. O canvas serve para identificar um portifólio SAFe específico, definindo domínio e elementos importantes. A ferramenta proporciona de forma clara o estado atual do portifólio ajudando a entender e visualizar o fluxo de valor, abaixo uma imagem que ilustra isso.


Além de apresentar o estado atual, podemos visualizar o estado futuro o que ajuda a definir a visão do portfólio. A diferença entre o estado atual e estado futuro representa a lacuna que se pretende atingir para chegar no estado futuro.


O SAFe recomenda a utilização de duas ferramentas para identificar o estado.

  • Análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats)

  • Análise TOWS (Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças))

A principal diferença entre as análises SWOT e TOW são os resultados que elas criam. Uma análise SWOT é uma ótima maneira de descobrir a situação atual de seu fluxo de valor, produto ou portfólio, enquanto o TOWS é usado principalmente para identificar opções estratégicas para criar um estado
futuro melhor.
Fonte: Scaled Agile, Inc.

Avalie as opções e escolha um estado futuro, utilize os épicos identificados para alcançar o estado futuro.


Épicos


O épico é uma iniciativa significativa de desenvolvimento de solução, existem dois tipos:


  • Épicos de negócio, que tem a finalidade de entregar valor ao negócio diretamente.

  • Épicos Habilitadores, que tem a finalidade de suportar a Arquitetura Runway, toda a arquitetura para manter os épicos de negócio.

  • Os épicos são descritos com quatro campos principais:

  • Declaração de Valor

  • Hipótese dos resultados

  • Indicadores preditivos

  • Requisitos não funcionais

Os épicos de portifólio são transversais, abrangendo várias cadeias de valor. Estes precisam de um caso de negócio LEAN, da definição de um MVP, um Epic Owner e aprovação do LPM.


Controlar o Fluxo de Épicos com o Portifólio Kanban


O portifólio Kanban é uma ferramenta para representar visualmente o fluxo de épicos em desenvolvimento no portifólio. Este permite tornar visíveis as iniciativas do negócio, estrutura em um processo para melhorar a tomada de decisão, fornece limites no WIP, evita expectativas não realistas, ajuda na colaboração e fornece uma base transparente para tomada de decisão. Conforme podemos visualizar abaixo o épico tramita por todas as fazes do backlog possibilitando a visualização e tomada de decisão de forma ágil.


Financiamento de Investimento


O objetivo é garantir que o portifólio inteiro esteja comprometido e financiado de forma completa, para que com isso possamos manter as soluções necessárias para cumprir as metas de negócio. Dessa forma conseguimos:

  • Conectar o portifólio a estratégia da organização

  • Manter um portifólio Vision

  • Estabelecer Fluxo de Portifólio

Os temas estratégicos são objetivos de negócios diferenciadores que representam uma colaboração com o LPM (Lean Portifólio Management) e a organização, estes determinam o estado futuro, fornecem contexto para o Portifólio Vision e o Lean Budget, conectando assim o portifólio a estratégia da organização. Um bom exemplo de tema estratégico seria “Expandir a entrega dos produtos para todo o Brasil”.

Os temas estratégicos influenciam os três tipos portifólio (Vision, Kanban e backlog), estes temas ainda fornecem contexto e informações para toma de decisão. Atuando diretamente na visão para solução, no programa e no time. Estes ainda ajudam a definir os orçamentos e o Lean Budget Guardrails.


Lean Budget Guardrails


Orçamentos baseado em metodologias tradicionais de projetos e centro de custo, geram overhead, conflitos e reduz a velocidade. Orçamentos em projetos requer um esforço em unir vários centros de custo colaborando através de pessoas e sincronia de agendas entres as equipes e custos. São necessários vários orçamentos para criar um único por projeto. Esse processo gera uma lentidão e burocracia entre áreas da empresa, aumentando o custo da não entrega.

E qual é solução para isso?

O SAFe adota a criação de cadeias de valor e não de projetos. Financia cadeias de valor permite controle total dos gastos, sem análises de variação de custos que levam a atrasos, sem retribuição de recursos e sem aquele jogo de achar o culpado pelos excessos do projeto. Os orçamentos não são afetados pelo processo de mudança de funcionalidades e priorização.


Mantenha os Guardrails sincronizados, aplique os horizontes de investimento, utiliza toda a capacidade da equipe alocada, aprove iniciativas de épicos e mantenha engajados os Business Owners.


Precisa de ajuda para passar na prova de certificação? Conheça nosso material.



Portifólio de Operações Ágeis


São as operações ágeis que coordenam e dão suporte a execução do programa atingindo assim a excelência operacional. Os princípios SAFes as mentalidades LEAN-AGILE promovem a descentralização da execução da estratégia pelos Agile Release Trains. No entanto pensamento sistêmico deve ser aplicado, garantindo que os ARTs estejam alinhados e sincronizados para entrega de valor.

A colaboração é principal função das operações ágeis e exigem um apoio contínuo do Agile Program Management Office (APMO), do Lean Agile Center of Execellence (LACE) e das Comunidades de Práticas (CoPs) para suportar o Release Trains Engineers (RTEs) e Scrum Master.


Coordenar Fluxo de Valor


Embora a maioria dos fluxos de valor operam de forma independente, a coordenação entre os fluxos pode oferecer benefícios a nível de portifólio que a concorrência não consegue igualar. Essa integração entre os fluxos pode servir como objeto de descoberta entre problemas e oportunidade que a empresa pode identificar. Quando temos pessoas interagindo entre si, conseguimos ter um segundo olhar de um processo que não é possível identificar do lado de dentro.

Execução do Programa de Apoio


Organizações descobriram que a tomada de decisão centralizada e as mentalidades tradicionais podem minar a inovação, mudanças e agilidade. Nesse sentindo as empresas abandonaram a mentalidade de PMO (Project Management Office) e passaram a adotar práticas ágeis com o APMO (Agile Program Management Office). Essa mudança potencializa as habilidades especializadas, o conhecimento e o relacionamento com gerentes, executivos e Business Owners.

Operando por meio do APMO a função de LPM (Lean Portifólio Management) pode ajudar a cultivar e aplicar padrões de execução de programas. O APMO estabelece práticas, métricas objetivas e padrões para execução das operações alcançando assim agilidade nos negócios.


Promova Excelência Operacional


Quando falamos de excelência, existe apenas uma maneira de alcançar isso, através da melhoria continua. A função de LPM, desempenha um papel vital na liderança operacional, buscando otimizar e atingir os objetivos do negocio. O LACI (Centro de Excelência Lean Agile) pode ser um grupo autônomo ou parte do APMO, responsável por liderar a excelência operacional, se tornando fonte de energia contínua para impulsionar a empresa durante as mudanças organizacionais necessárias.

O APMO também oferece suporte e gestão na contratação de pessoas e apoio no desenvolvimento do pessoal. Além disse é um apoio nas orientações e suporte e todos os impeditivos que estão impactando a empresa a ser mais ágil e adotar as metodologias.


Governança Enxuta


A governança enxuta Lean é responsável por gerenciar gastos, conformidade, auditoria previsão de despesas e medição. A colaboração e as responsabilidades exigem uma participação ativa do APMO/LACE.

Previsão e Orçamento Dinamicamente


O SAFe tem uma abordagem enxuta para o orçamento, um processo ágil, flexível, leve e fluido que substitui os ciclos orçamentários fixos. Os orçamentos são atualizados e revisados a cada seis meses ou quando eventos significativos justificam isso. Essa abordagem inclui a compressão de custos futuros, previstos e históricos associados aos épicos.


Medir o Desempenho do Portifólio


Os portifólios devem garantir métricas mínimas para implementação estratégica, gastos que se alinham com os limites acordados e se os resultados estão melhorando de forma significativa sem a necessidade excessiva de supervisão detalhada. Abaixo algumas métricas que pode ser usada para essa finalidade. ,

Coordenar a Conformidade Enxuta


Auditoria e conformidade enxuta fornece aderência continua minimizando a sobrecarga e aumentando o fluxo de valor. Incluindo restrições de auditoria financeira interna e externa, diretrizes legais ou regulamentação do setor. As obrigações impõem limites significativos no desenvolvimento de operações do setor.

O acompanhamento contínuo e coordenação garante a conformidade das operações estejam conforme descritos. Em projetos tradicionais esse acompanhamento é realizando no final do projeto o que pode significar ser tarde demais, ocasionando retrabalho.


Gerenciamento de Portifólio Lean

Para que o gerenciamento do portfólio possa ser realizado pelo LPM existem alguns eventos indispensáveis para acompanhamento, esses eventos devem ser realizados em cadência para garantir o processo. São eles:


  • Revisão estratégica do portifólio - Fornece estratégia, implementação e alinhamento orçamentário é um evento focado na definição da visão do portifólio, permitindo que o fluxo de valor esteja preparado para responder qualquer mudança. Normalmente ocorre a trimestralmente, antes da PI Planning.


  • Sincronização do Portifólio - Fornecer visibilidade de como o portifólio está progredindo para atingir os objetivos. Um evento mais operacional para coletar KPIs e métricas de como anda o progresso e implementação dos épicos. Também é importante verificar se existe algum impedimento ou risco que pode diminuir a velocidade do programa. Normalmente é realizada mensalmente.


  • Orçamento Participativo - Fornece ao grupo de partes interessadas informações para tomada de decisão de como investir o orçamento do portifólio. Esse orçamento é ajustado normalmente duas vezes ao ano. Se organizados e mais tempo os gastos ficam fixos limitando a agilidade e mudanças.


Se você prefere consumir esse assunto em vídeo, segue abaixo uma série de vídeos que irei fazer sobre o assunto.


Fonte desse artigo:

47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page