Desenvolver em cadência significa manter todo o programa sincronizado, através do fluxo de entrega de valor e as equipes. Sem cadência é impossível escalar equipes e processos. Manter a candência é um dos princípios (sétimo) do SAFe, para atingir a cadência precisamos de algumas ferramentas e cerimónias e sobre isso que iremos falar agora.
Você está preparado para a prova do SAFe? Teste seu conhecimento, faça o simulado é grátis.
Program Kanbam
Quando falamos de processo, fluxo e gerenciamento de atividades o SAFe adota o framework Kanban que possibilita uma visualização do status do fluxo e identificação de gargalos ou atrasos.
Eventos do ART
Os eventos do ART criam um sistema de clico fechado para manter o trem nos trilhos. As reuniões e eventos/cerimonias fazem com quem as equipes estejam sincronizadas, alinhadas na entrega do fluxo de valor. A pior coisa que existe é descobrir no final do fluxo que gastou esforço indo na direção errado.
Eventos do Time
São os eventos dos times dentro da interação que ocorre normalmente de duas em duas semanas, para quem conhece o Scrum são eventos muito similares.
Planejamento da Interação -> reunião para planejar as histórias de usuários dentro da equipe.
Reunião diária -> Focada no feedback das atividades e verificação de impeditivos.
Revisão da interação -> Onde é demonstrado tudo que foi realizado durante a interação.
Backlog do Backlog -> Alinhamento de atividades e priorização.
Retrospectiva da Interação -> Reunião para entender o que poderia ser feito melhor e como podemos melhorar.
Eventos do ART (times de times)
São os eventos dos times de times, esses eventos são o que alinham as equipes com as outras. O objetivo e validar se estão todos no caminho certo, tratar qualquer impedimento que as equipes possam ter e suas interdependências.
PI Planning – Temos um artigo inteiro sobre isso, apenas saiba que uma reunião de planejamento do incremento do programa.
Scrum of Scrum – Reunião entre os Scrums Masters, conduzida pelo RTE. O objetivo é verificar impedimentos, interdependências e validar se estão todos na mesma página. Semanal ou mais frequente de 30 a 60 minutos.
PO Sync – Reunião entre os Business Owner, podendo envolver o principiais stakeholders. Facilitada pelo PM ou RTE. Semanal ou mais frequente de 30 à 60 minutos. O intuito é ter visibilidade do progresso, escopo e priorização de atividades.
Preparar-se para PI Planning – Não é obrigatório, mas é uma boa prática para que a reunião de PI Planning seja mais produtiva.
Inspect e Adapt
Melhorando os resultados com o evento Inspect e Adapt. Todas as partes interessadas participam juntas com as equipes ágeis do evento. O resultado é lista de pendências e melhorias do programa que irá para o evento da PI Planning. O evento constitui em três partes.
1. Demonstração do PI System
O PI System Demo é para apresentação de demonstração do sistema de forma funcional para um público mais amplo, como cliente, patrocinadores e representantes do negócio. O PM lidera esse evento. Diferente das Demos normais que acontece após cada interação, esta visa apresentar as novas features do ART que funcionam integradas. Essa é uma reunião mais formal e exige um preparo antecipado, o intuito é que a reunião fique no alto nível para entendimento dos envolvidos para estimular feedbacks. Normalmente tem duração de 1 hora. Durante essa reunião é pontuado pelos Business Owners o valor real para o negócio de cada funcionalidade apresentada.
2. Medição Quantitativa e Qualitativa
Na segunda parte do evento é hora de analisar as métricas qualitativas e quantitativas que foram concordadas, em seguida discutem os dados e tendencias. O RTE e solution train engineer são os responsáveis por coletar as informações e analisá-las para identificar problemas e facilitar apresentação de descobertas. As métricas primárias dessa atividade é a previsibilidade do programa, o valor comercial planejado versus o real de cada equipe acumulada.
3. Oficina de retrospectiva e resolução de problemas
Retrospectiva
As equipes fazem uma breve retrospectiva de 30 minutos, com o objetivo de identificar questões importantes que gostariam de abordar no workshop de solução de problemas. Com base na retrospectiva o facilitador auxilia a equipe a escolher os temas que serão tratados e quem são as pessoas que podem auxiliar na sua resolução.
Oficina de Resolução de Problemas
Para abordar problemas sistêmicos um workshop é estruturado de solução de problemas do ART. É uma sessão facilitada pelo RTE com timebox de 2 horas. O objetivo é aprofundar os problemas levantadas até encontrar a causa raiz. Algumas ferramentas são utilizadas para auxiliar a identificação da causa raiz do problema até entendimento de como podemos resolver, algumas delas são:
Precisa de ajuda para passar na prova de certificação? Conheça nosso material.
Innovation and Planning Interation
A interação de inovação e planejamento é um momento para dedicar tempo a alinhamento, sincronização, recuperar atrasos, planejar as próximas interações e inovar. É um evento de duas semanas em que fornecemos a capacidade de habilitar cadência. Assim as esquipes ficam na mesma página. Os principais objetivos são:
Inovação – oportunidade de inovação, hackathons e melhorias de infraestrutura.
Planejamento – fornece um planejamento baseado em cadência.
Margem de Segurança – para entrega baseada em cadência.
Problemas quando não existe uma interação IP (Innovation Planning)
A falta de buffer de capacidade de entrega afeta a previsibilidade.
Pouca inovação e tirania do urgente.
O débito técnico cresce incontrolavelmente.
Pessoas esgotadas
Não há tempo para times planejarem, demonstrarem e melhorem juntos.
Esses são os eventos e processo responsáveis por manter a candência no SAFe e proporcionar um sincronismo e previsibilidade do programa.
Se você prefere consumir esse assunto em vídeo, segue abaixo uma série de vídeos que irei fazer sobre o assunto.
Fontes do artigo: