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Foto do escritorRaphael Fontes

LEAN - O Berço do Ágil

Atualizado: 20 de set. de 2020

Com o advento dos frameworks e metodologias ágeis, fiquei curioso em conhecer de onde estas se originaram. Assim descobri o LEAN - o berço do ágil, uma filosofia japonesa que impactou grandes corporações como a Toyota.





Antes de contar essa história, existe um livro que fala bastante sobre o modelo de liderança LEAN que pode ser comprado apenas clicando na imagem ao lado.





História

Na década de 1950, no Japão período posterior a segunda guerra mundial Taiichi Ohno engenheiro e chefe de produção da Toyota liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão, que buscava alta qualidade com menor custo e prazo eliminando qualquer tipo de desperdício. O sistema foi denominado Toyota Production System (TPS) - em português, Sistema Toyota de Produção.


O TPS foi formado sobre dois pilares: o Just-in-Time (sistema de administração da produção) usado para determinar o tempo exato do que deve ser produzido, transportado ou comprado e o Jidoka (conceito que significa “automação com um toque humano”). O objetivo é melhorar a eficiência dos processos, permitindo que caso ocorra qualquer tipo de falha na produção, possa haver uma intervenção, comunicando os envolvidos e com isso melhorar o que for necessário.


O termo "Lean" foi reconhecido inicialmente como um modelo de produção no livro The Machine that Changed the World (a máquina que mudou o mundo), de James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, publicado nos Estados Unidos na década de 1990. Inspirando-se nas práticas e resultados do TPS. Inicialmente foi aplicado apenas em operações de manufatura, o Lean trouxe enormes ganhos em produtividade, qualidade, foco no cliente e desenvolvimento de produtos. O livro relata um estudo sobre a indústria automobilística mundial realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e criou a denominação "produção enxuta" (Lean manufacturing), atualmente, esse modelo de gestão é empregado em diversos tipos de empresas de produtos e serviços.


Lean


A base da filosofia Lean é a constante busca pela redução dos desperdícios que deve ocorrer de maneira constante. Desperdício é tudo aquilo que consome recursos, e não agrega valor ao cliente ou ao negócio. O Lean é atualmente o modo mais lógico para o desempenho de uma empresa que pensa em melhoria contínua, redução de custos, agilidade na produção, maior capacidade produtiva e melhorias do ambiente de trabalho para os funcionários. As metodologias ágeis se basearam bastante nesta filosofia para criar seus processos. 


Desperdícios Lean

Existe na filosofia Lean oito tipos de desperdícios:


· Superprodução: O mesmo que produzir em excesso ou antes do que o cliente solicitar.


· Estoque: Armazenar recursos e informações mais que o necessário.


·Desperdício Intelectual: Subutilizar o conhecimento e habilidade dos colaboradores.


·Movimentos Desnecessários: Realocação das pessoas ou mudança de estrutura mais que o necessário.


· Espera: É o tempo que se perde enquanto esperamos a próxima etapa de um processo/fluxo.


· Processo Desnecessário: Esforço desnecessário com o intuito de agregar valor à empresa ou cliente.


· Defeitos e Retrabalho: Tempo ou esforço gastos desnecessariamente por não fazer correto da primeira vez.


· Transporte: É o que desperdiçamos no deslocamento desnecessário de recursos ou informações.


Os cinco princípios da gestão Lean


Existem cinco princípios da gestão Lean que norteiam e possibilitam que o trabalho da empresa seja satisfatório para as equipes, e para o consumidor final, pensando sempre em agregar valor ao cliente e na eliminação de desperdícios.


· Valor: Compreender como agregar valor sob a ótica do cliente. Não gastar esforços com “achismos” ir direto a fonte, esta é uma premissa básica para começar qualquer mudança. E preciso saber o que o cliente quer para que possamos definir o valor.


· Fluxo de valor: Após definir o valor é necessário identificar e criar as etapas que serão fundamentais para agregar ao valor. O que não for necessário e preciso ser eliminando, não gerando desperdício.


· Fluxo Contínuo: Com as etapas em criadas é preciso estabelecer um fluxo contínuo (sem interrupções) para realizar cada item. Precisamos fazer com que o fluxo seja simples e atenda as necessidades de forma eficaz, eliminando esforços, tempo e custos desnecessários.


· Produção Puxada: Aqui iremos fazer apenas o que o cliente desejar. O intuito é tentar eliminar qualquer excesso ou desperdício. O sistema de produção Just-In-Time utiliza a produção puxada e seus componentes principais.


· Perfeição: Está é a melhoria continua (kaizen), onde buscamos aperfeiçoar todos os processos, recursos, pessoas e produtos agregando valor, sem nenhum desperdício.


Ferramentas do Lean


Em 1983 John Shook, atual Chairman e CEO do Lean Enterprise Institute, nos Estados Unidos, foi até o Japão para trabalhar na Toyota. Tornou-se o primeiro norte-americano a ser gerente na empresa. Neste período descobriu algumas ferramentas e soluções.


A3: A ferramenta A3 nada mais é que elaborar as partes principais do projeto em uma folha A3. Como mostra na figura ao lado, dividimos em tópicos, como definição, objetivo, plano de ação e etc.. O intuito é a estruturação do problema que tem como diferencial, a forma de como ele é apresentado. Elaborar e discutir o A3 forçava as pessoas a observarem a realidade, apresentar fatos, propor contramedidas, fazer acordos e o acompanhamento, verificando e ajustando as ações em função dos resultados.


Fluxogramas: Utilizamos essa ferramenta para mapear o todo processo de maneira detalhada, pontuando cada etapa e tarefa que será realizada. O intuito aqui é termos um fluxo visível para orientação.



5S: A metodologia 5S se origina da primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina). O programa tem o objetivo de mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para melhorar a qualidade, através da organização e da disciplina na empresa, eliminando desperdícios resultantes dá má organização do ambiente de trabalho. O objetivo é desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, como consequência disto teremos melhoria em competitividade organizacional.


Matriz BASICO: Tem por objetivo priorizar as atividades, o intuito é que as tarefas sejam pontuadas com grau de importância, com isso toda a organização tem noção de quais atividades devem ser realizadas em primeira instância, fortalecendo o plano de ação para atingir os resultados esperados.


Controle Estatístico do Processo (CEP): O objetivo é a rápida detecção de alterações nos parâmetros do processo. A ideia é criar um gráfico ou relatório, onde seja possível medir as estatísticas do processo permitindo tomada de ação ágil para correção das instabilidades. Este controle auxilia a redução de custos de operação, má qualidade, perdas e retrabalhos, consequentemente aumento da produtividade, da confiabilidade e da capacidade do processo.


Matriz de Habilidades: O intuito é criar uma matriz de competências que auxilia a estruturar as habilidades necessárias para atingir os objetivos da organização, assim podemos avaliar quais conhecimentos, competências e atitudes são necessárias para a sustentação do Lean na empresa.


Eventos Kaizen: O kaizen nada mais é que realizar a melhoria contínua, este evento deve fazer parte do cotidiano da organização e deve permear cada ação ou decisão tomada. Na prática, o evento Kaizen é uma forma de viabilizar a constante aplicação dessa filosofia.



Gemba: O termo japonês quer dizer "local real" e é usado no ambiente empresarial para levar os colaboradores a entenderem o problema, a partir da sua própria experiência com os fatos, de maneira que possam tomar uma decisão com base em análises verificadas. Essa ferramenta é usada para verificar o problema no lugar de origem. A técnica prediz que gerentes unam suas equipes no local que acontecer um incidente ou problema, assim, as equipes podem analisar o caso e propor soluções. Isso permite à empresa solucionar problemas com rapidez, poupando esforço e tempo.


Existem outras ferramentas que são utilizadas, estarei apenas sitando-as, caso queiram se aprofundar estou deixando o link para consulta.


  • Diagrama AV/NAV

  • Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM):

  • SIPOC

  • MFA – VOC

  • Estudo de Tempos e Métodos (ETPM) e Trabalho Padrão (TP)

  • Ferramentas da Qualidade

  • Sistemas Puxados e Fluxo Contínuo

  • Manutenção Produtiva Total (TPM)

  • Painel de Controle, Indicadores de Desempenho e Gestão à Vista

  • Cadeias de Ajuda

  • Poka Yoke (Sistema a Prova de Erros)



Benefícios do Lean


  • Maior eficiência dos processos.

  • Melhor gerenciamento das prioridades.

  • Mais visibilidade do negócio.

  • Aumento da produtividade.

  • Redução do lead time.

  • Aumento do moral das pessoas.

  • Redução de custos.

  • Conhecimento do que é valor para o seu cliente.


Agora vamos entender o Lean na prática


O lean parece ser simples, porem uma mudança de filosofia e cultura nas empresas nunca foi tarefa fácil. Não existe uma fórmula pronta, cada empresa deve entender suas necessidades e analisar o que melhor se encaixa a sua realidade ou modelo de negócio. No entanto existem alguns passos seguros que podem ser dados a prática do Lean.

E necessário refletir com a diretória e líderes e conhecer os problemas reais que atingem o negócio, uma tarefa que nem sempre é fácil. Após identificar os problemas, precisamos levantar as informações relevantes no âmbito da empresa e entender como o mercado e outras empresas conseguiram resolver o mesmo tipo de problema, se foi necessária uma inovação ou apenas uma mudança na cultura das pessoas. Agora precisamos fazer uma tarefa das mais difíceis, precisamos mudar o mindset dos líderes e colaboradores é preciso imergir na filosofia Lean de trabalho. Neste quesito precisamos procurar especialistas, consultores ou empresas que já passaram pela transformação Lean e podem nos ajudar através de estudo, leitura, treinamentos, workshops e claro força de vontade das pessoas envolvidas.


Evolução Lean


Atualmente os princípios do Lean são utilizados por diversas metodologias ágeis. O conceito que era utilizado apenas para a indústria da manufatura, hoje se expandiu e deu lugar ao Lean Thinking o pensamento que tem o intuito de auxiliar outras áreas como tecnologia, marketing, engenharia, serviços entre outras. Com a adequação da filosofia Lean a organização passa por uma mudança processual e cultural. O foco agora é agregar valor ao cliente entendo exatamente as solicitações necessárias, através das ferramentas já mencionadas, esta iniciativa ajuda a eliminar desperdícios de trabalho, visto que faremos apenas o que é necessário para o cliente. Com isso iremos estimular os colaboradores a resolverem os problemas que antes eram postergados, pois os colaboradores irão se sentir mais uteis durante o trabalho. É claro, que isso não acontece de uma hora para outra, porém a melhoria continua estimula a participação de toda equipe e organização e busca sempre a melhor produtividade e performance.


Este foi Lean, para saber mais sobre o assunto estarei deixando bibliografia, livros e artigos utilizados.


Bibliografia:


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