Com o advento dos frameworks e metodologias ágeis, fiquei curioso em conhecer de onde estas se originaram. Assim descobri o LEAN - o berço do ágil, uma filosofia japonesa que impactou grandes corporações como a Toyota.
Antes de contar essa história, existe um livro que fala bastante sobre o modelo de liderança LEAN que pode ser comprado apenas clicando na imagem ao lado.
História
Na década de 1950, no Japão período posterior a segunda guerra mundial Taiichi Ohno engenheiro e chefe de produção da Toyota liderou o desenvolvimento de um sistema de gestão, que buscava alta qualidade com menor custo e prazo eliminando qualquer tipo de desperdício. O sistema foi denominado Toyota Production System (TPS) - em português, Sistema Toyota de Produção.
O TPS foi formado sobre dois pilares: o Just-in-Time (sistema de administração da produção) usado para determinar o tempo exato do que deve ser produzido, transportado ou comprado e o Jidoka (conceito que significa “automação com um toque humano”). O objetivo é melhorar a eficiência dos processos, permitindo que caso ocorra qualquer tipo de falha na produção, possa haver uma intervenção, comunicando os envolvidos e com isso melhorar o que for necessário.
O termo "Lean" foi reconhecido inicialmente como um modelo de produção no livro The Machine that Changed the World (a máquina que mudou o mundo), de James P. Womack, Daniel T. Jones e Daniel Roos, publicado nos Estados Unidos na década de 1990. Inspirando-se nas práticas e resultados do TPS. Inicialmente foi aplicado apenas em operações de manufatura, o Lean trouxe enormes ganhos em produtividade, qualidade, foco no cliente e desenvolvimento de produtos. O livro relata um estudo sobre a indústria automobilística mundial realizado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) e criou a denominação "produção enxuta" (Lean manufacturing), atualmente, esse modelo de gestão é empregado em diversos tipos de empresas de produtos e serviços.
Lean
A base da filosofia Lean é a constante busca pela redução dos desperdícios que deve ocorrer de maneira constante. Desperdício é tudo aquilo que consome recursos, e não agrega valor ao cliente ou ao negócio. O Lean é atualmente o modo mais lógico para o desempenho de uma empresa que pensa em melhoria contínua, redução de custos, agilidade na produção, maior capacidade produtiva e melhorias do ambiente de trabalho para os funcionários. As metodologias ágeis se basearam bastante nesta filosofia para criar seus processos.
Desperdícios Lean
Existe na filosofia Lean oito tipos de desperdícios:
· Superprodução: O mesmo que produzir em excesso ou antes do que o cliente solicitar.
· Estoque: Armazenar recursos e informações mais que o necessário.
·Desperdício Intelectual: Subutilizar o conhecimento e habilidade dos colaboradores.
·Movimentos Desnecessários: Realocação das pessoas ou mudança de estrutura mais que o necessário.
· Espera: É o tempo que se perde enquanto esperamos a próxima etapa de um processo/fluxo.
· Processo Desnecessário: Esforço desnecessário com o intuito de agregar valor à empresa ou cliente.
· Defeitos e Retrabalho: Tempo ou esforço gastos desnecessariamente por não fazer correto da primeira vez.
· Transporte: É o que desperdiçamos no deslocamento desnecessário de recursos ou informações.
Os cinco princípios da gestão Lean
Existem cinco princípios da gestão Lean que norteiam e possibilitam que o trabalho da empresa seja satisfatório para as equipes, e para o consumidor final, pensando sempre em agregar valor ao cliente e na eliminação de desperdícios.
· Valor: Compreender como agregar valor sob a ótica do cliente. Não gastar esforços com “achismos” ir direto a fonte, esta é uma premissa básica para começar qualquer mudança. E preciso saber o que o cliente quer para que possamos definir o valor.
· Fluxo de valor: Após definir o valor é necessário identificar e criar as etapas que serão fundamentais para agregar ao valor. O que não for necessário e preciso ser eliminando, não gerando desperdício.
· Fluxo Contínuo: Com as etapas em criadas é preciso estabelecer um fluxo contínuo (sem interrupções) para realizar cada item. Precisamos fazer com que o fluxo seja simples e atenda as necessidades de forma eficaz, eliminando esforços, tempo e custos desnecessários.
· Produção Puxada: Aqui iremos fazer apenas o que o cliente desejar. O intuito é tentar eliminar qualquer excesso ou desperdício. O sistema de produção Just-In-Time utiliza a produção puxada e seus componentes principais.
· Perfeição: Está é a melhoria continua (kaizen), onde buscamos aperfeiçoar todos os processos, recursos, pessoas e produtos agregando valor, sem nenhum desperdício.
Ferramentas do Lean
Em 1983 John Shook, atual Chairman e CEO do Lean Enterprise Institute, nos Estados Unidos, foi até o Japão para trabalhar na Toyota. Tornou-se o primeiro norte-americano a ser gerente na empresa. Neste período descobriu algumas ferramentas e soluções.
A3: A ferramenta A3 nada mais é que elaborar as partes principais do projeto em uma folha A3. Como mostra na figura ao lado, dividimos em tópicos, como definição, objetivo, plano de ação e etc.. O intuito é a estruturação do problema que tem como diferencial, a forma de como ele é apresentado. Elaborar e discutir o A3 forçava as pessoas a observarem a realidade, apresentar fatos, propor contramedidas, fazer acordos e o acompanhamento, verificando e ajustando as ações em função dos resultados.
Fluxogramas: Utilizamos essa ferramenta para mapear o todo processo de maneira detalhada, pontuando cada etapa e tarefa que será realizada. O intuito aqui é termos um fluxo visível para orientação.
5S: A metodologia 5S se origina da primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina). O programa tem o objetivo de mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para melhorar a qualidade, através da organização e da disciplina na empresa, eliminando desperdícios resultantes dá má organização do ambiente de trabalho. O objetivo é desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, como consequência disto teremos melhoria em competitividade organizacional.
Matriz BASICO: Tem por objetivo priorizar as atividades, o intuito é que as tarefas sejam pontuadas com grau de importância, com isso toda a organização tem noção de quais atividades devem ser realizadas em primeira instância, fortalecendo o plano de ação para atingir os resultados esperados.
Controle Estatístico do Processo (CEP): O objetivo é a rápida detecção de alterações nos parâmetros do processo. A ideia é criar um gráfico ou relatório, onde seja possível medir as estatísticas do processo permitindo tomada de ação ágil para correção das instabilidades. Este controle auxilia a redução de custos de operação, má qualidade, perdas e retrabalhos, consequentemente aumento da produtividade, da confiabilidade e da capacidade do processo.
Matriz de Habilidades: O intuito é criar uma matriz de competências que auxilia a estruturar as habilidades necessárias para atingir os objetivos da organização, assim podemos avaliar quais conhecimentos, competências e atitudes são necessárias para a sustentação do Lean na empresa.
Eventos Kaizen: O kaizen nada mais é que realizar a melhoria contínua, este evento deve fazer parte do cotidiano da organização e deve permear cada ação ou decisão tomada. Na prática, o evento Kaizen é uma forma de viabilizar a constante aplicação dessa filosofia.
Gemba: O termo japonês quer dizer "local real" e é usado no ambiente empresarial para levar os colaboradores a entenderem o problema, a partir da sua própria experiência com os fatos, de maneira que possam tomar uma decisão com base em análises verificadas. Essa ferramenta é usada para verificar o problema no lugar de origem. A técnica prediz que gerentes unam suas equipes no local que acontecer um incidente ou problema, assim, as equipes podem analisar o caso e propor soluções. Isso permite à empresa solucionar problemas com rapidez, poupando esforço e tempo.
Existem outras ferramentas que são utilizadas, estarei apenas sitando-as, caso queiram se aprofundar estou deixando o link para consulta.
Diagrama AV/NAV
Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM):
SIPOC
MFA – VOC
Estudo de Tempos e Métodos (ETPM) e Trabalho Padrão (TP)
Ferramentas da Qualidade
Sistemas Puxados e Fluxo Contínuo
Manutenção Produtiva Total (TPM)
Painel de Controle, Indicadores de Desempenho e Gestão à Vista
Cadeias de Ajuda
Poka Yoke (Sistema a Prova de Erros)
Benefícios do Lean
Maior eficiência dos processos.
Melhor gerenciamento das prioridades.
Mais visibilidade do negócio.
Aumento da produtividade.
Redução do lead time.
Aumento do moral das pessoas.
Redução de custos.
Conhecimento do que é valor para o seu cliente.
Agora vamos entender o Lean na prática
O lean parece ser simples, porem uma mudança de filosofia e cultura nas empresas nunca foi tarefa fácil. Não existe uma fórmula pronta, cada empresa deve entender suas necessidades e analisar o que melhor se encaixa a sua realidade ou modelo de negócio. No entanto existem alguns passos seguros que podem ser dados a prática do Lean.
E necessário refletir com a diretória e líderes e conhecer os problemas reais que atingem o negócio, uma tarefa que nem sempre é fácil. Após identificar os problemas, precisamos levantar as informações relevantes no âmbito da empresa e entender como o mercado e outras empresas conseguiram resolver o mesmo tipo de problema, se foi necessária uma inovação ou apenas uma mudança na cultura das pessoas. Agora precisamos fazer uma tarefa das mais difíceis, precisamos mudar o mindset dos líderes e colaboradores é preciso imergir na filosofia Lean de trabalho. Neste quesito precisamos procurar especialistas, consultores ou empresas que já passaram pela transformação Lean e podem nos ajudar através de estudo, leitura, treinamentos, workshops e claro força de vontade das pessoas envolvidas.
Evolução Lean
Atualmente os princípios do Lean são utilizados por diversas metodologias ágeis. O conceito que era utilizado apenas para a indústria da manufatura, hoje se expandiu e deu lugar ao Lean Thinking o pensamento que tem o intuito de auxiliar outras áreas como tecnologia, marketing, engenharia, serviços entre outras. Com a adequação da filosofia Lean a organização passa por uma mudança processual e cultural. O foco agora é agregar valor ao cliente entendo exatamente as solicitações necessárias, através das ferramentas já mencionadas, esta iniciativa ajuda a eliminar desperdícios de trabalho, visto que faremos apenas o que é necessário para o cliente. Com isso iremos estimular os colaboradores a resolverem os problemas que antes eram postergados, pois os colaboradores irão se sentir mais uteis durante o trabalho. É claro, que isso não acontece de uma hora para outra, porém a melhoria continua estimula a participação de toda equipe e organização e busca sempre a melhor produtividade e performance.
Este foi Lean, para saber mais sobre o assunto estarei deixando bibliografia, livros e artigos utilizados.
Bibliografia:
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