Como líderes, estamos sempre pensando em melhorar a produtividade da equipe, o clima no ambiente de trabalho e o relacionamento interpessoal. Mas fazer isso é muito difícil quando não se conhece as pessoas com quem trabalha (ou achamos que conhecemos), pensando nisso decidi aplicar uma ótima ferramenta do management3.0 para conhecer a equipe, o Personal Maps.
A finalidade do personal maps é montar um mapa mental dos participantes, neste mapa adicionamos “tópicos” que acreditamos ter sentido com o momento e, o que queremos absorver dos participantes, no meu caso adicionei “tópicos” que tinham como finalidade a área profissional.
Um ponto importante é que o mapa nos transmite a visão do profissional, algumas vezes nós, como líderes podemos estar tomando atitudes que vão em desacordo com os objetivos e até mesmo valores de alguns profissionais. Um bom exemplo, é quando existem profissionais que são muito organizados e gostam de seguir o processo independente do prazo. Outros, são movidos a entregas e não se preocupam tanto com o processo. Então quando o líder pede para entregar uma demanda com um prazo apertado ou que está atrasado, alguns profissionais podem se sentir pressionados, pois aquela entrega não irá passar por testes automáticos, ambiente de qualidade e etc... em virtude de sua criticidade. Então conhecendo os profissionais, conseguimos entender quais são as pessoas mais indicadas para cada situação.
Como Funciona
O mapa pode ser feito em uma folha em branco ou em um quadro digital, cada participante deve colocar seu nome no meio e responder as ramificações que foram solicitadas pelo facilitador.
Exemplo: O facilitado escreve o tema “objetivos” então cada participante deve descrever quais são seus objetivos na empresa, na vida e etc.. O intuito é que cada tema incluído no mapa seja respondido, e com isso criando um mapa das aspirações e a personalidade de cada pessoa.
O objetivo do mapa é que no final consigamos conhecer um pouco mais de cada pessoa, quais são seus valores, objetivo, hobbies, preocupações e sonhos seja pessoal ou profissional. Algumas vezes nem os próprios participantes se conhecem o mapa trás clareza.
Mapa Utilizado
Como apliquei o mapa
Inicialmente agendei uma reunião com todos os integrantes da equipe, nossa reunião foi remota “Online” em virtude da pandemia do COVID-19. Sendo assim, agendei a reunião e gerei uma certa expectativa na equipe, disse que precisaria que todos abrissem o vídeo (o que é muito importante). No dia da reunião, com todos presentes, comecei apresentando a ferramenta (personal maps) e expliquei o seu funcionamento, disse que ao final todos deveriam apresentar seus mapas e falar um pouco sobre si. Apresentei os motivos para estar realizando a atividade, o que é muito importante. O personal maps não obriga que o facilitador participe, mas resolvi fazer em conjunto com a equipe para que estes também me conheçam, além é claro de dar o exemplo.
Enviei para os participantes a “imagem” do mapa e pedi a todos que utilizassem uma ferramenta virtual (indiquei algumas ferramentas) para escrever na “imagem do mapa”. Inicialmente concedi 15 minutos, quando percebi que não haviam terminado, concedi mais alguns minutos. Ao término de todos os participantes, sabendo que ficariam encabulados de realizar a apresentação dos mapas, tomei a iniciativa e apresentei meu mapa primeiro, assim todos ficaram mais relaxados e mostrei como a apresentação poderia ocorrer. Conforme todos iam apresentando seus mapas, foi perceptível que alguns participantes compartilhavam dos mesmos, objetivos, valores e hobbies. Isto já gerou uma certa empatia entre a equipe e começamos a entender o “ponto de vista” de cada pessoa mediante alguns aspectos da equipe.
Para finalizar, resolvi fazer um personal maps da equipe! Juntamos alguns atributos que foram repetidos na maioria dos participantes e, fomos desenvolvendo o restante, quais eram os valores da equipe, seu objetivo, skills e etc.. Ao final, tínhamos uma visão clara da equipe e em quais aspectos precisávamos mudar para alcançar nossos objetivos.
O personal maps é uma ferramenta simples, mas seu ganho é incalculável. A partir desta reunião pude perceber “gaps” que estavam ocorrendo, e como desenvolver mais a equipe. Ainda conseguimos clarificar as mudanças que precisam ser feitas para melhorar a performance da equipe e atingir nossos objetivos.
Bom, espero que minha experiência com o personal maps possa ajudar outras equipes e seus líderes.
Comments