Recentemente me perguntaram qual profissional costumo alocar em meus projetos. Se prefiro um profissional generalista ou mais especialista. Normalmente depende do projeto que estamos trabalhando, porém a algum tempo venho trabalhando com profissionais do estilo T-SHAPED, este tipo de profissional é muito versátil na maioria dos projetos. Para quem não utiliza ou nunca ouviu falar neste tipo de currículo profissional, seguem meus comentários:
Fonte Imagem: softwaretester.careers
Muito se debate sobre o que é ser um profissional completo atualmente. Algumas empresas dizem que o ideal é ter um especialista que saiba praticamente tudo de uma determinada tecnologia ou assunto. Outras preferem ter um profissional generalista que saiba um pouco de “cada coisa”, muito comum em consultorias e empresas que precisam estar em constante mudança. Mas afinal de contas o que é o melhor? Pensando nisso hoje trarei o profissional T ou em inglês t-shaped profissional.
O profissional T busca atender todas as opções do mercado, este tem uma especialidade que é o eixo vertical, mas é um generalista em outros aspectos no eixo horizontal, acompanhe o exemplo abaixo.
No eixo horizontal temos a atribuições generalistas do profissional, são tecnologias ou expertises que o profissional adquiriu ao longa da carreira ou assuntos apenas acadêmicos. O fato é que estes assuntos podem complementar a bagagem do currículo, tornando o profissional único.
No eixo vertical temos a especialidade do profissional, o foco de sua carreira. Normalmente esta zona é o que a pessoa mais gosta de fazer, sua paixão. No a imagem mostramos uma tecnologia de BIG DATA mas poderia ser qualquer outra coisa, como desenvolvedor de software, gerente de projetos e etc...
Estes são os aspectos que formam profissional T (t-shaped). Atualmente este tem sido o profissional, mas requisitado pelas empresas, pois tem grande conhecimento e um determinado assunto, mas pode ser utilizado em outros projetos ou demandas de acordo com a necessidade da empresa.
Comments