top of page
Foto do escritorRaphael Fontes

Prova de Certificação e Introdução ao SAFe

Atualizado: 7 de fev. de 2023

Um framework para atingir agilidade nos negócios! Essa é a proposta do SAFe. Que define Business Agility como a capacidade de competir e prosperar na era digital.

Você está preparado para a prova do SAFe? Teste seu conhecimento, faça o simulado é grátis.


O intuito desse artigo e apresentar uma breve introdução ao SAFe (Scaled Agile Framework) e ainda ajudar quem estiver interessado em tirar a certificação de Agilista SAFe. Este material será focado na certificação Leading SAFe® que é a certificação de entrada do framework. Existem ainda as certificações:


  • Leading SAFe®

  • Implementing SAFe®

  • SAFe Product Owner/Product Manager

  • SAFe® Scrum Master

  • Lean Portfolio Management (LPM)

  • SAFe® for Teams

  • SAFe® Release Train Engineer

  • SAFe® Advanced Scrum Master

  • SAFe® DevOps

  • SAFe® for Architects

  • Agile Product Management

  • SAFe® for Government

Mas a certificação Leading SAFe te insere no framework e vai lhe dar a base para possíveis outras certificações. O intuito além de apresentar o framework é ser um material extra para quem tem interesse de tirar essa certificação. Quando estava tirando minha certificação encontrei pouco material para me ajudar na realização da prova. Bom, se você pretende tirar essa certificação, espero que esse material extra lhe ajude.


Antes de falar do framework, deixa eu te falar um pouco sobre a prova de certificação. Para realizar a prova do SAFe, você precisa passar pelas seguintes estepes:

1. Treinamento


O primeiro passo é realizar um treinamento (presencial ou online) com alguma parceira do SAFe. Você precisa realizar esse treinamento, sem ele você ilegível a prova.


2. Comunidade SAFe


É preciso ser membro da comunidade e se cadastrar no SAFe Community (https://community.scaledagile.com/CustomCommunityLogin) que irá lhe dar acesso a trilha para tirar a certificação do SAFe. Na aba My Learning, você precisa seguir o cronograma:


1. Realizar o Pre-Curso

2. Baixar a apostila;

3. Ter presença no curso;

4. Realizar o simulado;

5. Realizar o Exame;

6. E ter acesso o Kit de Certificação.


Após esse roteiro você será certificado pela SAFe.


3. A Prova


A prova é constituída de 45 perguntas em inglês com tradução em português (que você deve solicitar na compra do curso). Você terá uma hora e trinta minutos para realizar a prova. Tempo suficiente! A prova é feita online e você precisa atingir pelo menos 77% de acerto na prova para passar no exame, ou seja, acertar umas 35 questões.

Acredito que vale lembrar que não é permitido ajuda extra na prova. Seja por material auxiliar ou outra pessoa. É você e Deus rsrs..


Acredito que já tirei as dúvidas sobre a certificação! Agora vamos falar sobre o framework.


SAFe é dividido em 4 configurações:

  1. Essential

  2. Large Soluction

  3. Portifólio

  4. Full

A BIG PICTURE acima assusta um pouco a primeira vista, mas vou tentar ajudar vocês a ir decifrando em uma série de artigos.


Para a prova Leanding SAFe você precisa ter conhecimento apenas do modo Essential, mas percebi na prova que caiu algumas questões sobre portifólio então vale a pena o estudo.


Vamos começar com a frase do Mik Kers


“O problema não é nossas organizações perceberem que precisam se transformar. O problema é que as organizações estão usando frameworks gerenciais e modelos de infraestrutura provenientes de revoluções passadas para gerenciar seus negócios nesta era.”
—Mik Kersten

O SAFe se coloca como um sistema operacional para atingir agilidade nos negócios. E para sua implementação é necessário reformular como nos organizamos internamente. As empresas se organizam em hierarquias funcionais o que da eficiência e estabilidade, mas isso não é suficiente para acompanhar a inovação e a transformação digital. Precisamos então de um segundo sistema que seja orientado por cadeias de valor permitindo que ganhemos velocidade de inovação. Cadeia de Valor é uma organização “funcional” que irá permitir entregar resultados focando nas necessidades do cliente.

Importante ressaltar que um sistema não deve sobrepor, mas sim existir os dois sistemas com sinergia. O segundo sistema operacional é organizado em torno de fluxos de valor em vez de funções tornando o flexível, podendo ser organizado e reorganizado rapidamente sem atrapalhar a hierarquia existente.

Para construir esse sistema precisamos implementar as práticas LEAN-AGILE SAFE e é sobre isso que iremos falar no próximo artigo.




Fontes:

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page