Estes documentos são o ponto de partida para empresas e fornecedores criarem parcerias. Neste artigo falarei sobre cada documento, o que significa, para que serve e deixarei um modelo para download de cada documento.
[RFI] Request for Information / Requisição de informação
Com o intuito de aumentar a eficácia no processo de aquisição de produto ou serviço. A RFI é elaborada pela empresa solicitante com o desejo de saber quais são os serviços e produtos oferecidos pelas empresas que irão participar do processo. O intuito é ir ao mercado para conhecer fornecedores e avaliar quais podem gerar parcerias. A RFI é criada bem antes de qualquer proposta formal, sendo utilizada para conhecer as empresas que podem agregar ao negócio. Importante ressaltar que a RFI pode solicitar inúmeras informações e documentos da empresa que deseja se candidatar a ser um possível fornecedor.
Após RFI enviada aos fornecedores, estes irão gerar um ou vários documentos contendo as informações de sua empresa e serviços. Pense neste documento como uma apresentação formal da empresa.
[RFP] Request for Proposal / Requisição de Proposta
Neste documento é formulado uma proposta para aquisição de serviço ou produto, especificando o escopo dos serviços que serão contratados e os requisitos para participarem do projeto. Normalmente esta proposta e aplicada a fornecedores que já passaram pelo processo de RFI e já estão cadastradas na empresa. O documento estabelece os requisitos específicos que as empresas fornecedoras precisam ter para prepararem suas propostas técnica e comercial, propondo como será realizado o trabalho em caso de parceria entre as empresas. Importante ressaltar que este documento é normalmente feito pela área técnica que deseja absorver o serviço ou produto.
[RFQ] Request for Quotation / Requisição de Cotação
E uma solicitação aos fornecedores que enviem seu orçamento (preço) para o serviço ou produto proposto pela empresa CONTRATANTE. Esta solicitação normalmente acontece como o último nível do processo de aquisição, após a identificação dos fornecedores potenciais e filtragem das propostas técnicas recebidas pelos os mesmos. As empresas com potencial para atendimento do projeto são submetidas a cotação/valoração pelos serviços ou produtos. É importante ser transparentes quanto a impostos, taxas, cambio e composição do valor, ou seja, como chegaram ao valor proposto.
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